A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás. Essa estação possibilita que a energia gerada no parque eólico seja armazenada na forma de gás hidrogênio, usado no fornecimento de energia para a rede elétrica comum e para abastecer células a combustível. Rede de distribuição

Mesmo com ausência de ventos por curtos períodos, essa estação continua abastecendo a cidade onde está instalada, pois o(a)

  • a

    planta mista de geração de energia realiza eletrólise para enviar energia à rede de distribuição elétrica.

  • b

    hidrogênio produzido e armazenado é utilizado na combustão com o biogás para gerar calor e eletricidade.

  • c

    conjunto de turbinas continua girando com a mesma velocidade, por inércia, mantendo a eficiência anterior.

  • d

    combustão da mistura biogás-hidrogênio gera diretamente energia elétrica adicional para a manutenção da estação.

  • e

    planta mista de geração de energia é capaz de utilizar todo o calor fornecido na combustão para a geração de eletricidade.

De acordo com a figura, a rede elétrica é abastecida de duas formas: pelas turbinas eólicas e pela planta mista de geração de energia. Portanto, caso as turbinas eólicas parem de funcionar pela ausência de ventos, ainda é possível fornecer energia para a rede elétrica por meio da planta mista de geração de energia. Seu funcionamento se mantém devido ao armazenamento de hidrogênio que, ao ser misturado com biogás, é transformado em eletricidade e calor.