A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.
RIO, G. A. P A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a
A Divisão Internacional do Trabalho consiste na especialização de atividades e serviços econômicos entre os países. O texto aponta a ocorrência do processo de desindustrialização nos países desenvolvidos decorrente, sobretudo, do elevado custo de produção industrial e da diversificação do setor terciário. Para manter a hegemonia econômica, esses países consolidaram o domínio do desenvolvimento tecnológico, usando a sua mão de obra qualificada e se impondo aos países que necessitam desses avanços para a sua produção industrial.