“Na atual fase da economia global, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.”

(SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. São Paulo: Studio Nobel, 1998, p.16-17)

• Partindo do texto acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente cidades globais:

  • a

    estruturam-se como aglomerados urbanos e econômicos sendo centros vitais da dinâmica capitalista atual e estão localizadas apenas em países desenvolvidos.

  • b

    definem-se como cidades de comando da economia mundial por se destacarem como centros financeiros e bancários e como polos de pesquisa em ciência e tecnologia.

  • c

    definem-se como megacidades, pois é o total populacional o responsável por sua capacidade de polarizar a economia em vários aspectos como no caso do Mumbai.

  • d

    organizam-se a partir de uma rede de serviços que as interligam pelo planeta. Também têm como característica serem consideradas centros sub-regionais de polarização urbana.

As cidades globais caracterizam como os mais importantes vetores da globalização, pois é nelas que se localizam as sedes do poder econômico transnacional. É por meio dessas cidades que a economia global é administrada, coordenada e planejada, porque representam centros articuladores da rede por onde transitam os fluxos diários de capitais, mercadorias, etc.