O planeta Terra pode ser considerado um sistema, isto é, um conjunto de elementos que podem se relacionar e que constituem as partes de um todo. O sistema Terra é formado por subsistemas, cuja interação compõe a superfície terrestre, conforme representado nas figuras pelas letras A, B, C e D.

a) Aponte duas relações entre os subsistemas A e B que contribuem para o processo de desertificação no nordeste do Brasil.

b) Considerando o avanço do agronegócio na região centro-oeste do Brasil, qual seria um possível impacto no subsistema C? Justifique.

a) Além de causas naturais, a desertificação está associada às ações humanas que provocam a redução da disponibilidade hídrica e a perda da capacidade de sustentar a vida no solo em áreas de climas áridos, semiáridos e subúmidos. Dessa forma, encontramos no sertão nordestino o avanço desse processo graças às atividades antrópicas que reduzem a cobertura vegetal na litosfera (subsistema B) e influenciam na redução da evapotranspiração, um dos processos responsáveis pela disponibilidade de água na atmosfera (subsistema A) que chegará ao solo através da precipitação. Outra relação é a redução da capacidade de armazenamento da água precipitada na litosfera, fundamental para a manutenção da biosfera.

b) O agronegócio na região Centro-Oeste do Brasil é caracterizado pelo uso intensivo de agroquímicos, tais como fertilizantes e agrotóxicos, que são transportados pelas águas das chuvas até os recursos hídricos, causando a sua contaminação. Vale lembrar que a retirada da cobertura vegetal proporcionou maior exposição do solo, potencializando o processo erosivo e aumentando o assoreamento da rede hidrográfica.