Segundo o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial, publicado pela ONU em 2015, mais da metade das grandes aglomerações urbanas do mundo encontra-se no continente asiático. Considere apenas a área assinalada no mapa, onde estão localizadas algumas dessas grandes aglomerações urbanas.

a) Explique dois fatores que levaram à formação dessas grandes aglomerações urbanas nos países localizados na área assinalada.

b) Essas grandes aglomerações urbanas situadas na área assinalada podem ser consideradas megacidades e, também, cidades globais. Defina megacidade e cidade global

a) A área destacada corresponde a um trecho da Ásia Meridional, uma das regiões mais populosas do mundo, que nas últimas décadas sofreu profundas transformações sociais e econômicas, o que resultou no grande crescimento das aglomerações urbanas. Entre os fatores que contribuíram para que ocorresse tal crescimento, podemos destacar: a intensificação do êxodo rural gerada pelas transformações no campo, como a mecanização, e também a expansão das atividades urbanas, vinculadas ao setor industrial e de serviços. Em vários aglomerados urbanos destacados, o crescimento industrial e de serviços está relacionado com a importância que eles assumem no fluxo de produção e de comércio global.

b) Megacidade corresponde aos centros urbanos que apresentam uma população igual ou superior a 10 milhões de habitantes, um aspecto estritamente quantitativo. Cidade global é uma metrópole cujo raio de influência extrapola os limites do território nacional em que ela se localiza. Esse tipo de cidade destaca-se no cenário mundial por apresentar um setor de telecomunicações tecnologicamente avançado, ter uma sofisticada infraestrutura de transportes, ser sede de grandes companhias transnacionais, destacar-se como importante centro financeiro internacional, além de possuir importantes centros de pesquisa, caracterizando-se, portanto, por aspectos qualitativos.