Examine o texto* abaixo, para fazer sua redação.

Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento?

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de servir-se de seu próprio entendimento sem direção alheia. O homem é o próprio culpado dessa menoridade quando ela não é causada por falta de entendimento mas, sim, por falta de determinação e de coragem para servir-se de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. Sapere aude!** Ousa fazer uso de teu próprio entendimento! Eis o lema do Esclarecimento.

A preguiça e a covardia são as causas de que a imensa maioria dos homens, mesmo depois de a natureza já os ter libertado da tutela alheia, permaneça de bom grado a vida inteira na menoridade. É por essas mesmas causas que, com tanta facilidade, outros homens se colocam como seus tutores. É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes de meu entendimento, se tenho um diretor espiritual que assume o lugar de minha consciência, um médico que por mim escolhe minha dieta, então não preciso me esforçar. Não tenho necessidade de pensar, se é suficiente pagar. Outros se encarregarão, em meu lugar, dessas ocupações aborrecidas.

A imensa maioria da humanidade considera a passagem para a maioridade, além de difícil, perigosa, porque aqueles tutores de bom grado tomaram-na sob sua supervisão. Depois de terem, primeiramente, emburrecido seus animais domésticos e impedido cuidadosamente essas dóceis criaturas de darem um passo sequer fora do andador de crianças em que os colocaram, seus tutores mostram-lhes, em seguida, o perigo que é tentarem andar sozinhos. Ora, esse perigo não é assim tão grande, pois aprenderiam muito bem a andar, finalmente, depois de algumas quedas. Basta uma lição desse tipo para intimidar o indivíduo e deixá-lo temeroso de fazer novas tentativas.

Immanuel Kant

Glossário

* Para o excerto aqui apresentado, foram utilizadas as traduções de Floriano de Sousa Fernandes, Luiz Paulo Rouanet e Vinicius de Figueiredo.

** Sapere aude: cit. lat. de Horácio, que significa “Ousa saber”.

Estes são os parágrafos iniciais de um célebre texto de Kant, nos quais o pensador define o Esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade, o que este alcançaria ao tornar-se capaz de pensar de modo livre e autônomo, sem a tutela de um outro. Publicado em um periódico, no ano de 1784, o texto dirigia-se aos leitores em geral, não apenas a especialistas.

Em perspectiva histórica, o Esclarecimento, também chamado de Iluminismo ou de Ilustração, consiste em um amplo movimento de ideias, de alcance internacional, que, firmando-se a partir do século XVIII, procurou estender o uso da razão, como guia e como crítica, a todos os campos da atividade humana. Passados mais de dois séculos desde o início desse movimento, são muitas as interrogações quanto ao sentido e à atualidade do Esclarecimento.

Com base nas ideias presentes no texto de Kant, acima apresentado, e valendo-se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema:

O homem saiu de sua menoridade?

Instruções:

• A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

• Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível. Não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.

• Dê um título a sua redação.

Análise da proposta

A Fuvest neste ano honrou sua tradição: exigiu a elaboração de um texto de gênero dissertativo-argumentativo em resposta a uma pergunta que, neste exame, envolvia um conceito bastante relevante da filosofia de Kant: “O homem saiu de sua menoridade?”.
Conforme o texto de apoio expõe, segundo a concepção de Immanuel Kant, a menoridade “é a incapacidade de servir-se de seu próprio entendimento sem direção alheia”.  Isso significa que, para ele, o ser humano conquista a maioridade à medida que consegue pensar de maneira autônoma, tornando-se livre da tutela de outros.
Em seu comentário, a banca esclarece que o conceito está relacionado ao Iluminismo, movimento de revalorização da razão como recurso necessário e suficiente para a condução da vida humana autônoma.
Como dificuldades encontradas para chegar a esse estágio, o texto aponta a covardia e a preguiça, responsáveis pela tendência de a maioria das pessoas permanecerem na menoridade, já que “é tão cômodo ser menor”.

 

Encaminhamentos possíveis

Para desenvolver sua dissertação, o candidato poderia posicionar-se com bastante liberdade, desde que respondesse claramente à pergunta formulada na proposta e argumentasse de forma consistente.
Entre os argumentos para sustentar a resposta afirmativa, poderiam ser explorados os seguintes:

  • a maior parte dos indivíduos hoje dispõe de mais fontes de informação e desfruta de maior liberdade de pensamento, expressão e comportamento, o que favorece sua autonomia, diferentemente do homem do período anterior ao Iluminismo;
  • a despeito da importância da religiosidade, o pensamento científico e racional goza, no mundo contemporâneo, de grande prestígio e tem influência na vida cotidiana e na política, ao menos na maior parte das sociedades democráticas;
  • desde o século XVIII, houve consistentes e inegáveis avanços nas condições materiais de vida, na escolarização e na consolidação de direitos humanos fundamentais, abrangendo grupos antes inteiramente marginalizados, como as mulheres, os jovens, os homossexuais, entre outros;
  • especialmente desde o desenvolvimento e a popularização da internet, há maior diversidade e intercâmbio de ideias, favorecendo o pluralismo e o multiculturalismo. Em tese, isso torna possível, por exemplo, o acesso a discursos divergentes em relação aos hegemônicos veiculados nos meios de comunicação de massa, como a televisão e o rádio.

Em contrapartida, caso o candidato optasse por uma resposta negativa, poderia tirar proveito de argumentos tais como:

  • ainda que a sociedade contemporânea permita e incentive o exercício da liberdade de escolha, grande parte dos indivíduos simplesmente segue conceitos padronizados de  pensamento e comportamento,  apenas reproduzindo o que impõe o mercado e a cultura de massa.  Essa massificação compromete a construção da subjetividade e da individualidade dos sujeitos;   
  • apesar de todo o desenvolvimento tecnológico e científico, o preconceito, a manipulação e a intolerância política, comportamental e religiosa constrangem, ainda, as liberdades individuais, restringindo a autonomia pessoal;
  • o avanço de uma concepção utilitarista de razão e de conhecimento científico voltado para o desenvolvimento de tecnologias redundou em um sistema de poder tecnocrático que serviu de sustentação para atitudes contrárias aos valores humanistas. Desde o holocausto nazista, ficou patente que a racionalidade científica poderia ser usada como recurso supremo para a repressão e a destruição da autonomia e da diversidade.              

A pergunta formulada pela banca admitia também respostas menos unívocas, que se concretizassem em posicionamentos cujos argumentos fossem relativizados. Seria possível, por exemplo, apontar em que aspectos houve avanços na conquista da autonomia e em que outros ainda prevalece a menoridade intelectual denunciada por Kant.
Mesmo que adotasse um dos dois posicionamentos acima, seria recomendável que o candidato incluísse argumentos de ressalva para enriquecer sua argumentação e demonstrar maior criticidade.