a) A dificuldade explicitada no último quadrinho verifica-se apenas na redação de cartas ou ocorre também na redação dos gêneros textuais romance e conto? Justifique sua resposta.
b) O texto que compõe as falas dos quadrinhos pertence inteiramente à modalidade escrita da língua portuguesa? Justifique sua resposta, com base em elementos presentes no texto.
a) O personagem da tirinha confessa, no último quadrinho, que sua maior dificuldade com a escrita de cartas é enfrentar o descompasso entre a linguagem escrita e a falada. Em outros termos, sua dificuldade não é com o gênero de escrita (carta tradicional ou e-mail, por exemplo), mas com o registro de linguagem.
Tomando esse comentário como princípio, pode-se afirmar que a dificuldade do personagem também ocorre na redação de gêneros textuais, como o romance e o conto, uma vez que eles são tradicionalmente caracterizados pela modalidade escrita da língua (não a falada).
É preciso considerar, porém, que esses dois gêneros destacados não são tão estáveis e podem, por exemplo, simular, na escrita, elementos da modalidade falada e/ou informal. Nessa linha, aquilo que o personagem da tirinha expressa como dificuldade seria, na verdade, fundamento do trabalho com a linguagem: a escrita simularia elementos coloquiais da fala, em vez de aquela ser “uma coisa” e esta, “outra”.
b) Não há, nas falas dos quadrinhos, marcas características da modalidade oral da língua, como hesitações, truncamentos de ideias, constantes reiterações, anacolutos etc. Logo, é plausível afirmar que o texto das falas pertence inteiramente à modalidade escrita da língua portuguesa – a virgulação, a seleção de palavras ou a ordem dos termos na frase são elementos que confirmam essa característica.
Mesmo construções informais como “com toda essa coisa de” (2º quadrinho) ou expressões como “coisa” (4º quadrinho) podem ser encontradas em textos escritos em que a linguagem coloquial é reproduzida na escrita. O que não se pode afirmar é que o texto das falas seja inteiramente pertencente ao registro formal, erudito.