Leia o seguinte texto, extraído de uma matéria jornalística sobre supercomputadores:
Supercomputadores são usados para cálculos de simulação pesada. Um exemplo recorrente do uso desse tipo de equipamento é a de simulação climática: com quatrilhões por segundo de processamento, torna-se possível que um computador tenha capacidade de calcular as oscilações meteorológicas. Isso ajuda a prevenir desastres, ou a preparar políticas de apoio à agricultura, se antecipando a cenários os mais variados.
Evidentemente, há outros usos, como pesquisas científicas que precisam também simular cenários, com uma ampla gama de variáveis. Estudos militares e de desenvolvimento de tecnologia também se beneficiam do poder computacional desse tipo de equipamento.
www.techtudo.com.br, 24.06.2016.
a) Reescreva o trecho “é a de simulação climática: com quatrilhões por segundo de processamento”, levando em conta a correção e a clareza.
b) A palavra “cenários” (sublinhada no texto) foi empregada com o mesmo sentido em suas duas ocorrências? Justifique sua resposta.
a) Uma forma possível de reescrita seria:
(...) é a simulação climática: com o poder de processar quadrilhões de dados por segundo.
b) Ainda que o termo cenário seja utilizado metaforicamente em ambos os casos e apresente em comum o traço semântico da “simulação”, como colocado no primeiro período do texto (“Supercomputadores são usados para cálculos de simulação pesada.”), os sentidos não são exatamente os mesmos nas duas ocorrências.
Na primeira delas, a palavra cenário se refere à antecipação dos eventos climáticos consequentes das oscilações meteorológicas. O termo assume, portanto, um sentido restrito a um determinado campo científico.
Já na segunda, cenário faz referência à situação em que se inscrevem acontecimentos de qualquer natureza. Dessa forma, o sentido se amplia, e o uso não se limita a uma área específica de pesquisas, como ocorreu anteriormente.