Não apenas a ameaça de confronto nuclear, mas a realidade do conflito militar, formam uma parte básica do “lado sombrio” da modernidade no século atual. O século XX é o século da guerra, com um número de conflitos militares sérios envolvendo perdas substanciais de vidas consideravelmente mais alto do que em qualquer um dos dois séculos precedentes. No presente século, até agora, mais de 100 milhões de pessoas foram mortas em guerras, uma proporção mais alta da população do mundo do que no século XIX, mesmo considerando-se o crescimento geral da população.

(Anthony Giddens. As consequências da modernidade, 1991.)

As duas Grandes Guerras do século XX tiveram, em alguns aspectos, causas semelhantes. Cite dois fatores comuns que desencadearam tais guerras e cite duas razões de suas naturezas destruidoras.

Entre os vários fatores comuns que desencadearam tais guerras poderíamos citar o revanchismo oriundo de conflitos passados, o nacionalismo exacerbado, o militarismo associado a altos investimentos na indústria bélica e as disputas territoriais ligadas a interesses econômicos.
Com relação às razões de suas naturezas destruidoras, podemos citar o desenvolvimento de novas tecnologias bélicas com alto poder de destruição; outro aspecto importante é a produção de armamentos em larga escala, típica de uma forma de guerra da era industrial. Por fim, vale lembrar o conceito de guerra total no sentido da mobilização de grande parte da população no esforço de guerra.