Examine o mapa

Com base no mapa, é correto afirmar: 

  • a

    A província de Pernambuco perdeu parte de seu território, correspondente à margem esquerda do Rio São Francisco, como represália do poder central, logo após o final da Confederação do Equador. 

  • b

    O mapa reforça a perspectiva de que o processo de emancipação política no Brasil foi completamente pacífico e resumiu-se às articulações em São Paulo e Rio de Janeiro. 

  • c

    A Confederação do Equador tinha como objetivo estabelecer uma monarquia constitucional no Nordeste, tendo como base a província de Pernambuco. 

  • d

    A separação da província de Cisplatina, que posteriormente se tornaria o Uruguai, ocorreu devido à lealdade de suas lideranças políticas à monarquia portuguesa. 

  • e

    Os conflitos registrados no Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia tinham caráter republicano e revelavam o descontentamento com o arranjo politico que estabeleceu a monarquia no Brasil.

A Confederação do Equador foi um movimento republicano, liberal e separatista, em resposta ao caráter centralista de D. Pedro I, concretizado pela outorga da Constituição de 1824. A repressão do imperador foi implacável, com a prisão e a execução dos principais envolvidos. Além disso, Pernambuco perdeu parte de seu território à margem esquerda do Rio São Francisco como retaliação do imperador ao movimento. Deve-se observar que os conflitos citados não tinham necessariamente um caráter republicano. Pelo contrário, alguns foram até provocados por tropas (portuguesas) que desejavam manter os laços com Lisboa.