A hemoglobina (Hb) é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio. Nesse processo, a hemoglobina se transforma em oxi-hemoglobina (Hb(O2)n). Nos fetos, há um tipo de hemoglobina diferente da do adulto, chamada de hemoglobina fetal. O transporte de oxigênio pode ser representado pelo seguinte equilíbrio:
Hb + nO2 Hb(O2)n,
em que Hb representa tanto a hemoglobina do adulto quanto a hemoglobina fetal.
A figura mostra a porcentagem de saturação de Hb por O2 em função da pressão parcial de oxigênio no sangue humano, em determinado pH e em determinada temperatura.
A porcentagem de saturação pode ser entendida como:
Com base nessas informações, um estudante fez as seguintes afirmações:
I. Para uma pressão parcial de O2 de 30 mmHg, a hemoglobina fetal transporta mais oxigênio do que a hemoglobina do adulto.
II. Considerando o equilíbrio de transporte de oxigênio, no caso de um adulto viajar do litoral para um local de grande altitude, a concentração de Hb em seu sangue deverá aumentar, após certo tempo, para que a concentração de Hb(O2)n seja mantida.
III. Nos adultos, a concentração de hemoglobina associada a oxigênio é menor no pulmão do que nos tecidos.
É correto apenas o que o estudante afirmou em
Note e adote:
pO2 (pulmão) > pO2 (tecidos).
I. Verdadeira.
De acordo com o gráfico, numa pressão de 30 mmHg, a porcentagem de saturação por O2 da hemoglobina fetal é de 60%, enquanto a de um adulto é de apenas 30%.
II. Verdadeira.
Ao viajar para um local de maior altitude, ocorre uma diminuição da pressão de O2, o que desloca o equilíbrio fornecido para a esquerda, diminuindo a quantidade de Hb(O2)n. Para que a concentração retorne ao valor normal (seja mantida), a concentração de Hb deve aumentar para deslocar o equilíbrio para a direita.
III. Falsa.
Como no pulmão há uma pressão parcial maior de O2 do que nos tecidos, conclui-se que no pulmão há maior concentração de hemoglobina associada ao O2 (equilíbrio deslocado para a direita).