“Muitos políticos veem facilitado seu nefasto trabalho pela ausência da filosofia. Massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão somente usam de uma inteligência de rebanho. É preciso impedir que os homens se tornem sensatos. Mais vale, portanto, que a filosofia seja vista como algo entediante.”

(Karl Jaspers, Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1976, p.140.)

Assinale a alternativa correta.

  • a

    O filósofo lembra que a filosofia tem um potencial crítico que pode desagradar a políticos, poderosos e ao senso comum, tal como ocorreu na Grécia em relação a Sócrates.

  • b

    A filosofia precisa ser entediante para estimular o pensamento crítico, rigoroso e formar pessoas sensatas, a partir do ensino de lógica, retórica e ética. 

  • c

    A ditadura militar no Brasil retirou a disciplina de filosofia das escolas por considerá-la subversiva, mas atenuou a medida estimulando os Centros Populares de Cultura (CPC), ligados a entidades estudantis.

  • d

    Os políticos e a estrutura escolar não são o verdadeiro obstáculo ao ensino de filosofia, mas a concepção de que ela é difícil e tediosa, considerando-se que existem mecanismos para aproximá-la do senso comum.

Sócrates, ao perguntar "o que é" das coisas a respeito da moral e da política, estimulando o senso crítico de todos os que se submetiam ao seu método, provocou o questionamento de valores culturais gregos, fato que incomodou o senso comum, os políticos e os poderosos. Pode-se, assim, concluir que essa postura crítica realizada pela filosofia até hoje é um problema para quem detém o poder, motivo pelo qual ela deve ser vista como entediante.

Comentário: observa-se na alternativa D que os políticos não são vistos como o verdadeiro obstáculo, o que a faz incorreta, haja vista o interesse deles em desestimular o senso crítico.