(Disponível em Via @mtesperon. Acessado em 26/07/2016.)

Assinale a alternativa correta.

  • a

    A pergunta lançada no último quadrinho (“Você sabe quem inventou o avião?ˮ) remete-nos a Santos Dummont, portanto confirma o que se diz no primeiro e segundo quadrinhos. 

  • b

    A pergunta lançada no último quadrinho (“Você sabe quem inventou o avião?ˮ) retifica a afirmação do primeiro quadrinho (“Não há lei que o brasileiro não burle.ˮ). 

  • c

    A afirmação do segundo quadrinho (“Há a lei da Gravidade.ˮ) refere-se a uma lei da física que nenhum brasileiro é capaz de burlar, como se admite no primeiro quadrinho.

  • d

    A pergunta lançada no último quadrinho (“Você sabe quem inventou o avião?ˮ) é retórica, já que não há uma resposta para ela nem no primeiro nem no segundo quadrinhos.

As alternativas da questão não fazem uma leitura adequada da tirinha. Em A, o problema é que a pergunta do terceiro quadrinho, de fato, confirma o que é dito no primeiro quadrinho, mas discorda do que aparece no segundo. Em B, a falha é que a pergunta ratifica (e não retifica) o que se disse no primeiro. Em C, o distrator está em “como se admite no segundo quadrinho”, pois as falas das personagens nos dois primeiros quadrinhos são discordantes. Por fim, em D, afirma-se que a pergunta do último quadrinho é retórica, pois não foi respondida anteriormente. Na verdade, mesmo que se admita sua dimensão retórica, isso ocorre porque ela não será respondida no restante do texto (até porque ela está no último quadrinho), e não porque “não há uma resposta para ela nem no primeiro nem no segundo quadrinhos”. Na verdade, para apreender o efeito de humor do texto, é necessário ter domínio de um certo repertório, a partir do qual se percebe a brincadeira da pergunta do último quadrinho: Santos Dumont, ao inventar o avião, teria burlado a lei da gravidade. Se há uma resposta específica para esse questionamento, não se trata de um caso comum de pergunta retórica.