Dados: Potencial de redução padrão em solução aquosa (EθRED):

Tubulações metálicas são largamente utilizadas para o transporte de líquidos e gases, principalmente água, combustíveis e esgoto. Esses encanamentos sofrem corrosão em contato com agentes oxidantes como o oxigênio e a água, causando vazamentos e elevados custos de manutenção.

Uma das maneiras de prevenir a oxidação dos encanamentos é conectá-los a um metal de sacrifício, método conhecido como proteção catódica. Nesse caso, o metal de sacrifício sofre a corrosão, preservando a tubulação.

Considerando os metais relacionados na tabela de potencial de redução padrão, é possível estabelecer os metais apropriados para a proteção catódica de tubulações de aço (liga constituída principalmente por ferro) ou de chumbo.

Caso a tubulação fosse de aço, os metais adequados para atuarem como metais de sacrifício seriam X e, caso a tubulação fosse de chumbo, os metais adequados para atuarem como proteção seriam Y. Assinale a alternativa que apresenta todos os metais correspondentes às condições X e Y.

  • a

  • b

  • c

  • d

Para atuar como metal de sacrifício, o elemento escolhido deve ser oxidado mais facilmente do que o metal a ser protegido, ou seja, o metal de sacrifício deve ter menor valor de potencial de redução.

Para proteger o aço, constituído principalmente por ferro (E0(red) = –0,44V), os metais possíveis são zinco e magnésio, cujos potenciais são, respectivamente,  –0,76V e –2,37V

Para o proteger o chumbo (E0(red) = –0,13V), os possíveis metais são os de potenciais de redução mais baixos, ou seja, níquel, ferro, zinco e magnésio, que apresentam, respectivamente, potenciais de –0,25V, –0,44V, –0,76V e –2,37V.