A partir dos anos 1980, a palavra neoliberalismo passou a ser bastante empregada, sobretudo com a finalidade de caracterizar políticas econômicas que, entre outras ações,

  • a

    ampliavam a legislação trabalhista, fechavam o mercado interno aos produtos estrangeiros, estatizavam os setores estratégicos da economia e promoviam reforma agrária. 

  • b

    estabeleciam mecanismos de controle cambial, suprimiam benefícios e vantagens fiscais, estatizavam o setor bancário e desenvolviam programas de apoio às pequenas e médias empresas. 

  • c

    celebravam pactos sociais com os setores sindicais, eliminavam barreiras alfandegárias, apoiavam os programas internacionais de proteção ambiental e defendiam aumentos reais dos salários dos trabalhadores. 

  • d

    reduziam drasticamente os encargos fiscais, estimulavam as atividades e os lucros das grandes empresas, realizavam privatizações e promoviam desregulamentação dos mercados.

Em linhas gerais, o termo neoliberalismo refere-se ao ressurgimento, no século XX, das ideias associadas ao laissez-faire do liberalismo econômico do século XIX. Elas incluem amplas políticas de liberalização econômica, como privatizações, austeridade fiscal, desregulamentação dos mercados, livre-comércio e reduções nos gastos do governo visando à diminuição de impostos.

Tais políticas, que ganharam bastante espaço a partir dos anos 1980, tinham como grande objetivo reforçar o papel do setor privado na economia, em um contexto de Guerra Fria e pós-crise do petróleo e em meio à Terceira Revolução Industrial.