Quanto mais complicada se tornou a produção industrial, mais numerosos passaram a ser os elementos da indústria que exigiam garantia de fornecimento. Três deles eram de importância fundamental: o trabalho, a terra e o dinheiro. Numa sociedade comercial, esse fornecimento só poderia ser organizado de uma forma: tornando-os disponíveis à compra. Agora eles tinham que ser organizados para a venda no mercado. Isso estava de acordo com a exigência de um sistema de mercado. Sabemos que em um sistema como esse, os lucros só podem ser assegurados se se garante a autorregulação por meio de mercados competitivos interdependentes.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000 (adaptado).

A consequência do processo de transformação socioeconômica abordado no texto é a

  • a

    expansão das terras comunais. 

  • b

    limitação do mercado como meio de especulação. 

  • c

    consolidação da força de trabalho como mercadoria.

  • d

    diminuição do comércio como efeito da industrialização.

  • e

    adequação do dinheiro como elemento padrão das transações.

No texto do enunciado, o autor descreve a expansão do capitalismo associado à produção industrial. Posteriormente, ele defendeu a tese de que a continuidade desse processo estava associada à necessidade de garantir o trabalho, a terra e o dinheiro, tornando dessa forma necessária sua mercantilização.
A alternativa correta aponta para um desses elementos, ao descrever a "consolidação da força de trabalho como mercadoria".