TEXTO I

Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.

HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).

TEXTO II​

Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?

PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das

  • a

    O investigações do pensamento sistemático.

  • b

    O preocupações do período mitológico. 

  • c

    discussões de base ontológica. 

  • d

    habilidades da retórica sofística.

  • e

    verdades do mundo sensível.

Ontologia é o estudo do Ser, o qual teve seu início com dois posicionamentos opostos. Um deles foi dado por Heróclito, que afirmava a rapidez, a fluidez e a mudança, dados perceptíveis também a partir do fluxo das águas do rio, as quais estão em constante transformação, isto é, nascem, geram e se movem. Assim, é impossível o rio ser sempre igual, por isso impossível se banhar nele duas vezes. 

Em contrapartida, a tese da Parmênides enuncia que existe algo que não é gerado nem nascido (ingênito), como também indestrutível (não morre nem se transforma), haja vista que "não foi nem será", logo inabalável e sem fim.