a) O principal motivo da projeção crescente do uso de energia é o aumento da demanda computacional das tecnologias da informação e comunicação, cujas atividades dependem de centros de processamento de dados. Para além dos centros de processamento tradicionais, prevê-se a expansão de centros de processamento de dados voltados à I.A. e a criptomoedas.

b) Dois impactos ambientais envolvidos no crescimento observado do uso de energia e no uso dos centros de processamentos de dados podem ser citados dentre a seguinte lista: a emissão de gases de efeito estufa, a depender da fonte utilizada para a geração de energia; o elevado uso de água para resfriamento dos servidores que realizam esse processamento; a geração de lixo eletrônico, a partir do descarte inadequado de baterias, GPUS, placas de vídeo, computadores; além da mineração de terras raras, essenciais para a fabricação de componentes como chips, baterias e discos rígidos.

c) Para reduzir a demanda por energia dos centros de processamento de dados de forma sustentável, é necessário elevar a eficiência energética dos equipamentos e programas utilizados por eles, de modo que realizem as mesmas operações consumindo menos energia. Outra estratégia é projetar sistemas de resfriamento mais eficientes e a construção desses centros de processamento em ambientes de menores médias térmicas, como países de altas latitudes, de modo que se gaste menos energia para o resfriamento dos servidores. Outra medida sustentável é a produção de materiais mais duradouros e recicláveis, que reduzam a produção de lixo eletrônico associado a esses data centers.