a) A principal função de uma estação de tratamento de efluentes é a remoção ou a redução da carga de poluentes do esgoto que foi produzido por diferentes atividades socioeconômicas, antes de seu retorno ao meio ambiente.

b) A destinação de resíduos líquidos sem o devido tratamento provoca a contaminação hídrica, que causa a proliferação de doenças, além de desequilíbrios ecológicos, como a redução da disponibilidade de oxigênio, que têm impacto sobre a fauna e a flora aquática.

c) O mapa mostra a pequena concentração de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para mais de 900.000 habitantes na região metropolitana de São Paulo, onde há maior demanda. É possível identificar também a presença de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para 100.001 e 900.000 mais próximas de regiões metropolitanas como Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Ribeirão Preto e São José dos Campos, que concentram parcela significativa da população. Mas, na maior parte do estado de São Paulo prevalecem Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de pequeno porte, para até 20.000 habitantes.