a)

b) De acordo com o texto, a equação de equilíbrio de formação do íon hipoclorito é:

começar estilo tamanho matemático 14px reto C caligráfica l com 2 subscrito espaço parêntese esquerdo reto g parêntese direito espaço mais espaço 2 espaço OH à potência de menos espaço parêntese esquerdo aq parêntese direito espaço arpão para a direita sobre arpão para a esquerda espaço reto C caligráfica l reto O à potência de menos espaço parêntese esquerdo aq parêntese direito espaço mais espaço reto C caligráfica l à potência de menos espaço parêntese esquerdo aq parêntese direito espaço mais espaço reto H com 2 subscrito reto O espaço parêntese esquerdo caligráfica l parêntese direito fim do estilo

O vinagre, por possuir ácido etanoico (ácido acético) em sua composição, apresenta íons H+ em solução. Com a adição de vinagre ao equilíbrio, os íons H+ reagem com os íons OH-, deslocando o equilíbrio para a esquerda (sentido dos reagentes), o que favorece a produção de gás cloro que é nocivo à saúde.

c) Estrutura de Lewis da molécula de NCℓ3

Pela distribuição eletrônica fornecida, o nitrogênio e o cloro possuem, na camada de valência, cinco elétrons e sete elétrons, respectivamente.

Estrutura de Lewis da molécula de NCℓ3

Na molécula de NCℓ3 o nitrogênio possui 4 nuvens eletrônicas (3 ligantes e 1 não ligante), o que determina uma geometria molecular piramidal trigonal. Como o momento dipolar resultante nessa molécula é diferente de zero, a molécula apresenta um caráter polar, sendo, portanto, solúvel em água (polar).