a) Do ciclo apresentado, pode-se identificar as seguintes transformações:

  • A - B: aumento de temperatura a volume constante (aquecimento isovolumétrico)
  • B - C: aumento de volume a temperatura constante (expansão isotérmica)
  • C - D: diminuição de temperatura a volume constante (resfriamento isovolumétrico)
  • D - A: diminuição de volume a temperatura constante (compressão isotérmica)

Desse modo, o processo em que ocorre compressão isotérmica é o processo D-A.

b) É possível identificar os processos nos quais o gás recebeu calor da fonte quente por meio do sinal algébrico da quantidade de calor (Q) trocado pelo gás. Para tanto, pode-se analisar simultaneamente o sinal algébrico do trabalho realizado pela força do gás (começar estilo tamanho matemático 14px reto tau fim do estilo), da variação da energia interna (ΔU) do gás, utilizando as seguintes expressões como referência para esse tipo de análise:

· Variação de energia interna, ΔU = k ·ΔT: Sendo k > 0, o sinal de ΔU acompanha o sinal de ΔT.  Assim, no aquecimento ΔU > 0 e no resfriamento ΔU < 0.

· Trabalho da força do gás, começar estilo tamanho matemático 14px reto tau fim do estilo: Em uma expansão, ΔV > 0 e, consequentemente, começar estilo tamanho matemático 14px reto tau fim do estilo > 0. Em uma compressão, ΔV < 0 e, portanto, começar estilo tamanho matemático 14px reto tau fim do estilo < 0.

Já o sinal de Q é obtido analisando a expressão da Primeira Lei da Termodinâmica: começar estilo tamanho matemático 14px negrito Q negrito igual a reto delta maiúsculo reto U negrito mais negrito tau fim do estilo

Se Q > 0 o sistema recebe calor e, se Q < 0, o sistema cede calor.

Desse modo, temos:

Da tabela acima, é possível concluir que o gás recebe calor da fonte quente nos processos A – B e B – C.

c) De acordo com o enunciado, a taxa de conversão de energia solar em energia elétrica é de 30%. Desse modo, pode-se determinar a potência solar (PS) incidente nos coletores por meio da seguinte relação:

começar estilo tamanho matemático 14px tabela linha com célula com 15 espaço kW fim da célula travessão longo célula com 30 sinal de percentagem fim da célula linha com célula com reto P com reto S subscrito fim da célula travessão longo célula com 100 sinal de percentagem fim da célula fim da tabela fim do estilo

∴ PS = 50 kW

Desse modo, é possível determinar o valor da energia solar média transferida ao coletor em uma hora (3600 s) por meio da expressão da potência média:

começar estilo tamanho matemático 14px reto P igual a numerador reto delta maiúsculo reto E sobre denominador reto delta maiúsculo reto t fim da fração seta dupla para a direita 50000 igual a numerador reto delta maiúsculo reto E sobre denominador 3600 fim da fração fim do estilo

P = 1,8·108 J