a) Observando-se o gráfico fornecido, verifica-se que a pipoca parte da posição yi = 0,02 m, em ti = 0, e atinge a posição máxima yf = 0,42 m, como ilustrado a seguir.

Logo, o deslocamento vertical máximo é:
b) Na ausência de arrasto e outras forças dissipativas, a única força aplicada na pipoca durante a subida é o seu peso. Logo, o módulo da aceleração da pipoca ao longo desse movimento será .
Como, no ponto mais alto, a velocidade é nula, temos que v = 0. Orientando-se a trajetória para cima, temos ainda que v0 = 3 m/s e a = - 10 m/s2.
Substituindo-se esses valores numéricos na equação de Torricelli, podemos obter o deslocamento máximo na ausência de arrasto e outras forças dissipativas, do seguinte modo:
c) De acordo com o enunciado, a pipoca é abandonada a partir do repouso. Nesse instante, a força de arrasto é nula e, portanto, a resultante das forças aplicadas na pipoca é o seu peso.
A partir desse instante, a pipoca acelera verticalmente para baixo. Como a força de arrasto aumenta de intensidade conforme a velocidade aumenta, a resultante, que corresponde à diferença entre o peso e o arrasto, diminui de intensidade conforme a pipoca se movimenta.
Em determinado instante, a resultante torna-se nula e a velocidade da pipoca é máxima:
Substituindo-se os valores numéricos fornecidos, no SI:
