Centros de Gestão do Território são cidades que concentram a tomada de decisões e o controle da rede urbana, seja por meio de órgãos do Estado (gestão pública) seja por sedes de empresas (gestão empresarial). Esses centros exercem um papel de comando e influência sobre outras cidades em seu entorno, coordenando funções administrativas, econômicas e de serviços que afetam diretamente o espaço territorial.
O gráfico em questão destaca o número de assalariados externos ao município como um dos indicadores da centralidade na gestão do território. Observa-se que munícipios como Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) reduziram o número de assalariados externos, fato que contribuiu para a diminuição de suas respectivas influências. No entanto, a capital do Brasil ainda guarda grande importância, fundamentada em seu papel de catalisador da integração nacional e da interiorização do desenvolvimento.
Cidades como e Itajaí (SC) e Barueri (SP), esta última localizada na região metropolitana de São Paulo, ampliaram no período analisado o número de assalariados externos, fato que contribui para o aumento da importância desses municípios em territórios circunvizinhos.
