Em uma espécie de planta, as cores das flores podem ser púrpuras ou brancas. Essas cores são determinadas pela interação entre os genes A e B, que se segregam de forma independente. Como apresentado no esquema a seguir, os alelos dominantes A e B expressam enzimas funcionais que catalisam a formação, respectivamente, do precursor incolor 2 e do pigmento púrpura. Os alelos recessivos desses genes expressam enzimas não funcionais.

a) Como é denominada a interação entre os genes A e B? Qual o fenótipo das flores produzidas por uma planta de genótipo aaBb?

b) O cruzamento entre duas plantas puras com flores de cor branca gerou somente plantas com flores de cor púrpura. Cite o genótipo de uma dessas plantas puras. Qual a probabilidade de um cruzamento entre plantas diíbridas gerar uma planta que produza flores de cor branca?

a) A interação é uma epistasia recessiva. Plantas com genótipo aaBb terão flores brancas.

b) As plantas puras (homozigotas) com flores brancas poderão ter genótipo aaBB ou AAbb. A probabilidade é de 43,75% (7/16), que correspondem às plantas de genótipo A_bb, aaB_ e aabb.