A figura mostra um circuito elétrico retangular ABCDA, alimentado por um gerador ideal, e um longo fio retilíneo, paralelo ao lado AB do circuito, sobre o qual estão assinalados dois pontos, E e F. O circuito e o fio estão contidos em um mesmo plano. As correntes elétricas indicadas na figura têm intensidades i1 = 5 A e i2 = 2 A. Admita que o circuito é constituído por um fio homogêneo de espessura constante e que o trecho BC tem resistência elétrica constante RBC = 5 × 10–3 W.
Considerando as medidas indicadas na figura e adotando o valor μ = 4 × π × 10–7 para a permeabilidade magnética, calcule:
a) a diferença de potencial, em volts, entre os pontos B e C do circuito e a resistência elétrica equivalente, em ohms, do trecho formado pelos lados AB, BC e CD do circuito.
b) a intensidade da resultante das forças magnéticas, em newtons, devido às interações entre o segmento do fio e os lados AB e CD do circuito.
a)
- A diferença de potencial entre os pontos B e C pode ser determinada pela definição de resistência elétrica, como segue:
Substituindo-se os devidos valores numéricos:
- De acordo com a 2ª lei de Ohm, a resistência elétrica de um filamento é diretamente proporcional ao seu comprimento. Logo, como AB = CD = 30 cm e BC = 10 cm:
Considerando que os trechos AB, BC e DA compõem uma associação em série de resistores:
RABCD = RAB + RBC + RCD
b)
- A intensidade do campo magnético criado pelo fio longo e retilíneo no trecho AB pode ser determinada pela expressão:
Substituindo-se os devidos valores numéricos:
Como a correntes i1 e i2 têm o mesmo sentido, o fio longo e o trecho AB se atraem magneticamente. A intensidade dessa força pode ser determinada pela expressão:
Substituindo-se os devidos valores numéricos:
- A intensidade do campo magnético criado pelo fio longo e retilíneo no trecho CD pode ser determinada pela expressão:
Substituindo-se os devidos valores numéricos:
Como a correntes i1 e i2 têm sentido opostos, o fio longo e o trecho CD se atraem magneticamente. A intensidade dessa força pode ser determinada pela expressão:
Substituindo-se os devidos valores numéricos:
Logo, a resultante dessas duas forças magnéticas tem intensidade: