As imagens são reproduções de pinturas de Albert Eckhout, um artista holandês que viveu no nordeste do Brasil no século XVII.
a) Cite um fator que explique a presença de Eckhout no Brasil.
b) Mencione dois elementos na imagem (I) que indiquem a presença de padrões europeus.
c) Indique dois aspectos constantes na imagem (II) que caracterizem a mulher tapuia como “selvagem”.
a) Dentre os fatores que poderiam ser citados, estão a ocupação holandesa no nordeste brasileiro, durante os anos de 1630 a 1654 e o investimento em trazer artistas europeus para a colônia, com o intuito de que estes retratassem aspectos do Brasil que eram desconhecidos na Europa.
b) A inserção da mulher em meio a uma natureza domesticada, o que pode ser verificado ao se observar o cenário organizado ao fundo; a indígena está parcialmente vestida, o que indica a adoção de costumes europeus. Ao conferir um aspecto de harmonia entre a mulher e a paisagem, Eckhout transmitia a ideia de que este elemento, que outrora era um selvagem, por meio da colonização, passava por um processo de aceitação dos padrões trazidos pelos colonizadores, o que contribuiria para sua mansidão.
c) A mulher tapuia é representada em meio à natureza não domesticada; aparece pouco vestida e carrega partes de um corpo humano que foi desmembrado, fazendo referência à antropofagia. A forma como a indígena foi retratada contribuiu para realçar os estereótipos dos nativos selvagens, sobretudo daqueles que se opunham aos holandeses.