As coisas mudaram drasticamente logo que o controle das mulheres sobre a reprodução começou a ser percebido como uma ameaça à estabilidade econômica e social, tal como ocorreu no período subsequente à catástrofe demográfica produzida pela Peste Negra, a praga apocalíptica que, entre 1347 e 1352, destruiu mais de um terço da população europeia. Depois da disseminação da praga, os aspectos sexuais da heresia adquiriram maior importância em sua perseguição. Coincidindo com este processo, que marcou a transição da perseguição à heresia para a caça às bruxas, a figura do herege se tornou, cada vez mais, a de uma mulher, de forma que, no início do século XV, a bruxa se transformou no principal alvo de perseguição aos hereges.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Ed. Elefante, 2017. p.85-86 (Adaptado).

Considerando o texto, responda:

a) O que fez com que as mulheres se tornassem os principais alvos da perseguição às heresias?

b) Cite dois elementos da crise do século XIV mencionados no excerto.

c) Indique qual foi a principal instituição responsável pela condenação das heresias e explique seu papel na chamada “caça às bruxas”.

a) A partir da leitura do excerto, é possível concluir que a perseguição às mulheres ocorreu devido à percepção de que estas dispunham de meios para controlar a reprodução.

b) Dentre os elementos que poderiam ser citados estão a Peste Negra e a crise demográfica advinda da “disseminação da praga”. Era possível citar também a guerra desencadeada pela perseguição às heresias.

c) A Igreja Católica foi a instituição responsável pela “caça às bruxas”. Dentre os motivos que explicam este protagonismo, pode-se indicar a forte influência social exercida por esta instituição que ditava regras e padrões de comportamentos. Comportamentos que não estavam de acordo com o que era apregoado pela Igreja eram vistos como desvios de conduta e julgados pelos tribunais da inquisição sendo passíveis de punição, tais como as impostas às mulheres que eram acusadas de bruxaria.