Desde o período colonial, a exploração de minérios é o motor da economia da República Democrática do Congo (RDC). Atualmente, a mineração contribui com 80% das receitas de exportação e alimenta um forte crescimento do PIB, de acordo com o Banco Mundial. No entanto, a RDC enfrenta problemas com a flutuação dos preços mundiais dos minérios, assim como outros países cuja economia é baseada no setor primário. Com um PIB per capita de 1.143 dólares em 2019, a população está entre as mais pobres do planeta. A esperança de vida atinge pico aos 60 anos e apenas um terço das famílias tem acesso à água potável. Nas atividades de mineração, os trabalhadores recebem de 1 a 2 dólares por dia, havendo o risco de intoxicação e o trabalho infantil nas minas. Os problemas continuam com os mercados clandestinos de minérios, que financiam conflitos internos e o aumento da violência na região.
Atlas Géopolitique Mondial, 2022 (Adaptado).
Com base no texto, nas figuras e em seus conhecimentos, responda:
a) Cite um dos recursos minerais cuja exploração está ligada a conflitos na RDC.
b) Aponte duas razões para os incidentes indicados no gráfico.
c) Explique duas razões pelas quais a RDC apresenta um baixo nível de desenvolvimento socioeconômico apesar das riquezas minerais encontradas.
a) Dentre os recursos minerais cuja exploração está ligada a conflitos na RDC, destacam-se ouro, diamantes, cobalto e coltan (columbita tantalita).
b) Dentre as razões para os incidentes indicados, destacam-se: longos períodos com governos autocráticos, reduzidos investimentos na infraestrutura nacional, elevada diversidade étnica, com altos índices de pobreza e longo período de conflitos internos.
c) Uma das razões pelas quais a RDC apresenta um baixo nível de desenvolvimento socioeconômico vincula-se ao período da colonização belga, iniciado na segunda metade do século XIX e finalizada na década de 1960, marcado por elevada exploração dos recursos naturais e sociais, além de elevados índices de violência. Outra razão deve-se ao período pós-independência, marcado por décadas de um governo ditatorial, que pouco investiu em infraestrutura, aumentado as desigualdades sociais e a pobreza nacional. Outro motivo para o baixo nível socioeconômico decorre da longa guerra civil, envolvendo grupos rivais que disputam os recursos minerais, comercializando-os em mercados paralelos, revertendo muito pouco para a dinamização da economia local.