a) Explique de que forma humor e crítica se combinam, na tirinha, para tratar do uso da inteligência artificial na sociedade contemporânea.
b) Construções adversativas e concessivas desempenham funções lógico-semânticas similares. Transforme a fala do empregador, presente no último quadro, em um período com estrutura concessiva, fazendo as alterações necessárias para que o sentido seja mantido em coerência com a tirinha.
a) A quebra de expectativa que gera o humor da tira se expressa na irônica frustração das ambições do jovem. Ele se julgava esperto por ter enganado seus professores, ao realizar seus trabalhos e sua monografia empregando a inteligência artificial. Após sua formatura, no entanto, não conseguiu se empregar, pois a inteligência artificial de que se valeu para conseguir resultados fraudulentos também substituiu o trabalho humano nas empresas. Na tirinha, além do humor decorrente de a personagem sofrer um revés, há ainda uma visão crítica sobre como os avanços da IA podem alterar dinâmicas trabalhistas, chegando a provocar desemprego.
b) Seguem duas possibilidades:
Infelizmente não temos vagas de emprego no momento, embora suas notas sejam boas.
Embora suas notas sejam boas, infelizmente não temos vagas de emprego no momento.
Além do “embora”, poderiam ser usados conectores como “ainda que”, “mesmo que”, “conquanto”.