Analise a tabela, que fornece algumas informações sobre dois sais de metais alcalinos.
Atualmente há no mercado, com diversos nomes e marcas, sais para uso culinário com teor reduzido de sódio. Um deles, conhecido como “sal leve” ou “sal light”, é uma mistura constituída por 50% de cloreto de sódio (NaCℓ) e 50% de cloreto de potássio (KCℓ), porcentagens expressas em massa.
As informações nutricionais sobre esse “sal leve” indicam que uma porção de 1 g da mistura contém 196 mg de sódio e 260 mg de potássio.
a) Calcule a densidade do “sal leve”. Com base nos dados de solubilidade apresentados na tabela, mostre por cálculos se uma solução preparada pela dissolução de 20 g desse sal em água a 20 ºC, com o volume completado até 50 mL, apresentará ou não corpo de fundo.
b) Escreva a fórmula centesimal do cloreto de potássio. Demonstre, apresentando os cálculos, que a massa de potássio presente em 1 g de “sal leve” é aproximadamente igual a 260 mg, como consta de suas informações nutricionais.
a) De acordo com o texto, as porcentagens em massa de NaCℓ e KCℓ na mistura correspondem a 50% de cada sal. Dessa forma, para se calcular a densidade do “sal leve”, deve-se calcular a densidade média entre os sais.
Densidade do NaCℓ = 2,17 g/cm3
Densidade do KCℓ = 1,98 g/cm3
Densidade do sal leve =
Como há 20 g do sal leve em 50 mL, com base nas porcentagens, temos 10 g de cada sal em 50 mL.
Para determinar se a solução apresentará ou não corpo de fundo, deve-se calcular a solubilidade de cada sal em um volume de 50 mL.
Solubilidade do NaCℓ = 358 g/L
Como a solubilidade é maior do que a quantidade de NaCℓ adicionado, então a solução não apresentará corpo de fundo de NaCℓ.
Solubilidade do KCℓ = 347 g/L
Como a solubilidade é maior do que a quantidade de KCℓ adicionado, então a solução não apresentará corpo de fundo de KCℓ.
b) Cálculo da fórmula centesimal de KCℓ.
Massa molar do K = 39 g/mol.
Massa molar do Cℓ = 35,5 g/mol.
Massa molar do KCℓ = 74,5 g/mol.
Porcentagem de K no KCℓ:
Porcentagem de Cℓ no KCℓ:
A fórmula centesimal é: K52,3% Cℓ47,7%
Para demonstrar que a massa de potássio presente em 1 g de “sal leve” é aproximadamente igual a 260 mg, pode-se calcular a massa de KCℓ em 1 g de “sal leve” e relacionar com a porcentagem em massa de potássio no KCℓ da seguinte forma:
Em 1 g de sal leve, temos 50% de KCℓ, ou seja, 0,5 g de KCℓ.
Como no KCℓ a porcentagem de K é de 52,3%, tem-se: