Analise a imagem e leia o excerto.
Mesmo hoje, a imagem de uma loba amamentando o bebê Rômulo e seu irmão gêmeo Remo simboliza as origens de Roma. A famosa estátua de bronze da cena é uma das obras mais copiadas e instantaneamente reconhecíveis da arte romana, estampada em milhares de cartões-postais e suvenires, e presente por toda a cidade atual como o emblema do time de futebol Roma.
Com essa imagem tão familiar, é fácil aceitar sem quaisquer restrições a história de Remo e Rômulo [...], e esquecer que se trata de uma das mais antigas “lendas históricas” da fundação de qualquer cidade em qualquer era e em qualquer lugar do mundo. E, sem dúvida, trata-se de um mito ou de uma lenda, mesmo que os romanos a vejam, em termos amplos, como história.
(Mary Beard. SPQR: uma história da Roma Antiga, 2017.)
a) Como um mito ou uma lenda se relacionam ao estudo da história?
b) A partir da imagem e do excerto, explique a frase “trata-se de um mito ou de uma lenda, mesmo que os romanos a vejam, em termos amplos, como história” (2º parágrafo).
a) Um mito ou uma lenda relacionam-se ao estudo da história na medida em que fornecem elementos para compreender o povo que a formulou, com as intenções e as pretensões na construção de uma imagem de si e na construção de modelos exemplares para a atuação humana. Essas narrativas ajudam a compor os estudos sobre determinado povo a partir de características e de elementos que são reveladores de sua visão de mundo, seus valores e suas crenças. Dessa maneira, os mitos e as lendas são parte fundamental do estudo da história.
b) A longevidade e a ampla disseminação desse mito, bem como sua reprodução imagética (desde a Monarquia até o Império Romano), fizeram com que essa narrativa fosse consolidada pelos (e para) os romanos como parte da sua própria história. Nesse caso, mito e história confundem-se nesse mito de origem da sociedade romana.