A exposição do ser humano à radioatividade é possível desde que feita de forma segura e em ambiente controlado. Os radiofármacos, que são medicamentos radioativos, são utilizados, em medicina, tanto no diagnóstico quanto no tratamento de doenças. Atualmente, o 189F é um dos principais radionuclídeos utlizados, sob a forma do fármaco 2-desoxi-2-(18F) fluoro-D-glicose(18F-FDG), em exames de diagnóstico de doenças no cérebo, como tumores. Uma vez aplicado, esse radiofármaco entra na célula e, com isso, torna lesões, como tumores, mais visíveis ao exame de tomografia por emissão de pósitrons (partículas β+), gerando o núcleo estável 188O. Nesse processo de decaimento, o tempo de meia-vida do 189F é de aproximadamente 110 minutos.

a) A instrução para a realização desse exame informa que o paciente deve permanecer 1 hora em repouso depois de administração intravenosa do material radioativo 18F-FDG. Imediatamente após o período de repouso, o exame é realizado e finalizado em 30 minutos. Ao final do exame, o paciente é liberado sem restrições dietéticas ou de radioproteção. Considerando as informações dadas até então, construa, no espaço quadriculado em a) no campo de respostas, a curva de decaimento do radiofármaco. Determine a porcentagem restante de radiofármaco, em relação à quantidade inicial de 100%, 4 horas depois de o paciente ter finalizado o exame.

b) Considerando o que está no texto principal e nas informações do item a), faz-se a seguinte afirmação: um radiofármaco para diagnóstico por imagem deve emitir uma radiação "incapaz de atravessar o corpo humano e, ao contrário de um radiofármaco terapêutico (para tratamento), deve promover o mínimo possível de interações lesivas ao tecidos vivos". Assinale, no campo de resposta, se você concorda totalmente, se concorda parcialmente ou se discorda totalmente dessa afirmação. Justifique essa escolha.

a) O exame é finalizado após um tempo total de 90 minutos contados a partir da ingestão do material. Isso corresponde aos 60 minutos de repouso somado a 30 minutos de realização.

Passadas 4 horas do término do exame (240 min), teremos um tempo total após a ingestão de 90 + 240 = 330 minutos, ou seja, 3 meias-vidas. Dessa forma, temos: 100% - 50% - 25% - 12,5%.

Restará apenas 12,5% de material radioativo no corpo do paciente.

b) Concordo parcialmente com a afirmação.

Para que a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), seja eficaz, o radiofármaco utilizado deve emitir radiação que consegue atravessar o corpo humano. Essa radiação (como os pósitrons emitidos no processo de decaimento) interage com os detectores externos permitindo a criação de imagens detalhadas das estruturas internas analisadas. Além disso, um medicamento usado em diagnósticos não deve, obviamente, causar lesões em tecidos vivos.