Em 2023, uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apreendeu 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão que seriam exportadas ilegalmente para a Ásia. As barbatanas são de duas espécies: tubarão Azul e tubarão Anequim.
(Adaptado de https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2023/operacao-do-ibama-apreende-28-7-
toneladas-de-barbatanas-de-tubarao-com-origem-irregular. Acesso em 27/5/2024.)
a) Cite duas características que permitem classificar os tubarões como vertebrados. A remoção de barbatanas torna alguns tubarões incapazes de nadar com eficiência, fazendo com que afundem até o leito do oceano e morram. Explique a importância da natação para a respiração dos tubarões.
b) A pesca direcionada a tubarões não é permitida no Brasil, pois a captura indiscriminada tem causado a diminuição drástica das populações, com várias espécies se tornando ameaçadas de extinção, como o tubarão Anequim. Explique dois impactos ecológicos da extinção dos tubarões no oceano.
a) Os tubarões apresentam vértebras e crânio. Esses animais não têm capacidade de bombear continuamente água para a brânquias. Durante a natação, a água com oxigênio entra pela boca e passa pelas brânquias, onde ocorre a troca de gases respiratórios (hematose). Em seguida, a água sai pelas fendas branquiais.
b) Dentre os impactos ecológicos resultantes pode-se citar alterações nas cadeias alimentares, como o aumento das populações de animais predados pelos tubarões, e também o aumento das populações de animais competidores dos tubarões.