A convergência de eventos geológicos e climáticos ajudou a moldar os ecossistemas da América do Sul. No período Cretáceo, as florestas eram compostas predominantemente por gimnospermas, em contraste com as florestas com diversificação de angiospermas que emergiram após a megaperturbação que marcou o fim desse período e o início do Paleógeno. Essa megaperturbação foi causada pelo impacto de um grande asteroide, fato que provocou uma extinção em massa, a qual eliminou muitos seres vivos e reconfigurou a biodiversidade do planeta.
(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/impacto-de-asteroide-e-elevacao-dos-andes-ajudaram-a-moldar-os-ecossistemas-da-america-do-sul/51778. Acesso em 09/07/2024.)
a) Cite duas leis de conservação da Física que devem ser utilizadas na descrição de uma colisão de um asteroide, na ausência de forças externas, com a superfície da Terra. Indique qual grandeza física tipicamente se conserva e qual não se conserva neste tipo de colisão, justificando sua resposta.
b) Cite duas características da fauna que diferenciam os períodos abordados no texto, atribuindo cada uma das características ao seu período correspondente.
a) Duas leis da conservação que podem ser utilizadas para descrever a colisão de um asteroide podem ser a da conservação de energia e da quantidade de movimento de um sistema.
De acordo com o enunciado, não há forças externas aplicadas, logo, a soma das forças externas é zero, dessa forma, de acordo com o Teorema dos Sistemas Isolados, os corpos que estão colidindo constituem um sistema isolado, portanto, a quantidade de movimento do sistema se conserva.
Durante a colisão de asteroide com um planeta, as forças internas aplicadas nos corpos que interagem não podem ser classificadas como conservativas, logo, como tais forças realizam trabalho, o sistema de corpos que interage não é conservativo.
b) As duas características são a predominância de dinossauros no período Cretáceo e a progressiva expansão da diversidade de mamíferos no Paleógeno. Também poderia ser citado que, após a perturbação, que marcou o fim do Cretáceo e o início do Paleógeno, houve um aumento de diversidade de polinizadores e de animais que se alimentavam de frutos.