Uma caixa decorativa utiliza duas pequenas lâmpadas, L1 (6 V – 9 W) e L2 (12 V – 18 W), ligadas em série a uma bateria de tensão VQR. Um fio resistivo QR, de 48 centímetros, está ligado em paralelo à bateria. Cinco pontos, A, B, C, D e E, dividem o fio QR em seis segmentos de comprimentos iguais. O circuito também tem um amperímetro com dois terminais. Um dos terminais (P) está ligado ao fio entre as duas lâmpadas. O outro terminal (S) está livre e será ligado ao fio QR. Dependendo do ponto em que esse terminal livre for conectado, ocorrerá a mudança na tensão à qual as lâmpadas são submetidas. Os demais fios do circuito têm resistências elétricas desprezíveis. A figura ilustra esse circuito.
Em qual desses pontos o amperímetro deve ser conectado para que as lâmpadas acendam exatamente segundo as especificações de tensão e potência elétricas fornecidas?
Para a lâmpada L1: RL1 = = 4 Ω
Para a lâmpada L2: RL2 = = 8 Ω
Para que as lâmpadas acendam exatamente segundo as especificações de ddp e potência fornecidas, os pontos P e S (terminais do amperímetro) devem ter o mesmo potencial, ou seja, UPS = 0.
Como o fio é dividido em 6 partes iguais, cada parte tem comprimento igual a 8 cm. Portanto, o contato S do amperímetro deve ser ligado ao ponto B do fio.