Uma ambulância em alta velocidade com a sirene ligada desloca-se em direção a um radar operado por uma pessoa. O radar emite ondas de rádio com frequência f0 que são refletidas pela dianteira da ambulância, retornando para o detector com frequência fr. A percepção do operador do radar, em relação ao som emitido pela sirene, é de que este se altera à medida que a ambulância se aproxima ou se afasta.
Durante a aproximação, como o operador percebe o som da sirene e qual é a relação entre as frequências fr e f0 medidas pelo radar?
Devido ao efeito Doppler, a aproximação da fonte sonora (ambulância) em relação ao observador (operador do radar) acarreta que a frequência percebida pelo observador é maior que a frequência real emitida pela fonte, ou seja, o som percebido é mais agudo.
Já o radar emite uma onda eletromagnética de frequência f0 em direção à ambulância (observador). Como a ambulância se aproxima do radar, esta reflete as ondas eletromagnéticas com frequência maior, pois, analogamente ao que ocorre com as ondas sonoras, há o efeito Doppler devido à aproximação do observador (ambulância) em relação à fonte (radar). Sendo assim, as ondas refletidas pela ambulância serão detectadas pelo radar com frequência acima da frequência real (fr > f0).