Em aeroportos, por razões de segurança, os passageiros devem ter suas bagagens de mão examinadas antes do embarque, passando-as em esteiras para sua inspeção por aparelhos de raios X. Nessas inspeções, os passageiros são orientados a retirar seus computadores portáteis (notebooks ou laptops) de malas, mochilas ou bolsas para passá-los isoladamente pela esteira.

Que explicação física justifica esse procedimento?

  • a

    Os raios X não interagem com os componentes metálicos do computador, o que impede a formação de imagens. 

  • b

    Os raios X desmagnetizam o disco rígido do computador, quando refratados pelos componentes metálicos das bagagens de mão. 

  • c

    Os raios X aquecem os materiais metálicos encontrados em bagagens de mão, quando refletidos pelos componentes do computador. 

  • d

    Os raios X não atravessam os componentes densos do computador, o que impede a visualização de objetos que estão à frente ou atrás deles. 

  • e

    Os raios X ionizam os materiais metálicos normalmente encontrados em bagagens de mão, quando difratados pelos componentes do computador.

O poder de penetração dos raios X em metais varia conforme a densidade e o número atômico do metal. Em geral, quanto mais denso e mais elevado o número atômico de um metal, mais ele absorve os raios X, o que reduz a intensidade da radiação que atravessa o material.

Os computadores portáteis são compostos por materiais de densidades variadas. Cada um desses materiais interage de forma diferente com os raios X, o que dificulta a visualização de objetos que estão à frente ou atrás deles e, assim, impede que sejam detectados outros objetos como armas ou drogas nas bagagens.