O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é, junto com a Assembleia-Geral, um dos principais órgãos de tomada de decisão dentro da entidade. O Conselho lida com questões de segurança e paz internacionais, além de recomendar a admissão de novos membros à Assembleia-Geral e aprovar mudanças na Carta das Nações Unidas. Cinco dos quinze membros são permanentes e podem vetar resoluções, o que ocorreu 261 vezes até 2020.

GOMES, L.; PRETTO, N. O funcionamento do Conselho de Segurança
 das Nações Unidas
. Disponível em: www.nexojornal.com.br.
Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).

A composição e o funcionamento do organismo internacional apresentados revelam a seguinte característica das relações internacionais entre os países-membros:

  • a

    Igualdade militar.

  • b

    Assimetria política.

  • c

    Consenso multipolar.

  • d

    Equilíbrio estratégico.

  • e

    Soberania compartilhada.

Responsável pela manutenção da paz e da segurança internacional, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão da ONU composto por 15 membros, sendo 5 permanentes e 10 rotativos. Os membros permanentes são: China, Estados Unidos, Reino Unido, França, Federação Russa. Já os membros rotativos são modificados em ciclos de 2 anos. 

O poder de veto é de uso exclusivo dos membros permanentes, independentemente do apoio internacional para o projeto em questão. Este poder dos membros permanentes revela uma assimetria política em importantes discussões das relações internacionais.