Em 1913, Alfred Sturtevant – em seu estudo com Drosophila melanogaster (mosca-das-frutas) – estabeleceu o primeiro mapa genético capaz de determinar a posição relativa e a ordem de genes nessa espécie. O mapa genético do terceiro cromossomo da mosca mostra que os alelos da cor dos olhos (A/a), da cor do corpo (B/b) e das cerdas (C/c) estão ligados nessa sequência. Na figura a seguir, encontram-se as quantidades de gametas produzidos por uma mosca macho, considerando apenas o terceiro cromossomo.
Em vista das informações apresentadas, é correto afirmar que os cromossomos recombinantes apresentam
Observando a imagem, podemos concluir que os gametas parentais são aqueles formados em maior quantidade (3453 de cada um), com composição ABC e abc.
A partir dessa informação, para encontrar a distância entre os alelos A/a, B/b e C/c, devemos notar a quantidade de gametas recombinantes produzidos e qual o alelo que mudou em relação aos gametas parentais. Quanto maior a proporção de gametas recombinantes formados, maior é a distância entre os alelos trocados nos cromossomos.
Assim, os gametas ABc e abC tiveram os alelos C/c permutados e foram produzidos em maior quantidade (476 de cada um), do que os gametas Abc e aBC, que tiveram os alelos A/a permutados e foram produzidos em menor quantidade (134 de cada um). Portanto, é possível concluir que a distância entre os alelos A/a e B/b é menor do que a distância entre os alelos B/b e C/c.