Em mulheres, ocorre a compactação e a inativação de um cromossomo X, formando uma estrutura pequena e densa, chamada de corpúsculo de Barr. Sabe-se que a inativação de um dos cromossomos X em embriões humanos é um processo fundamental para sua viabilidade.

(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/inativacao-do-cromossomo-x-ocorre-mais-cedo-
-em-humanos. Acesso em 02/04/2024.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.

Em humanos, o sexo é determinado pela presença dos cromossomos sexuais X e Y, que são considerados parcialmente (i) _________. A inativação de um cromossomo X é um processo aleatório e foi demonstrado que os (ii) _________ no corpúsculo de Barr são inativos, o que significa que eles não serão (iii) _________. A inativação do cromossomo X é um processo de controle epigenético, que molda o funcionamento do (iv) _________ sem alterá-lo, e iguala a atividade gênica das mulheres à dos homens.

  • a

    (i) homólogos; (ii) alelos; (iii) traduzidos; (iv) código genético.

  • b

    (i) autossomos; (ii) genes; (iii) transcritos; (iv) código genético. 

  • c

    (i) homólogos; (ii) genes; (iii) transcritos; (iv) genoma. 

  • d

    (i) autossomos; (ii) alelos; (iii) traduzidos; (iv) genoma.

Os cromossomos sexuais X e Y apresentam uma pequena região homóloga que permite seu pareamento durante a meiose. Os genes alelos no cromossomo X inativo, que constitui o corpúsculo de Barr ou a cromatina sexual, não são funcionantes. A informação de alelos funcionantes pode ser transcrita em moléculas de RNA mensageiro. Homens e mulheres têm apenas um cromossomo X ativo em suas células somáticas, o que permite a mesma expressão do genoma nos dois sexos.