Texto comum à questão.

Leia o trabalho da grafiteira e muralista Simone Siss (Texto 1), reconhecida por abordar temáticas femininas em sua obra.

Texto 1

Texto 2

Maria era uma boa moça
Pra turma lá do Gantois*
Era Maria vai com as outras
Maria de coser, Maria de casar
Porém o que ninguém sabia
É que tinha um particular
Além de coser, além de rezar
Também era Maria de pecar

(Fragmento da canção Maria vai com as outras, de Vinícius de Moraes e Toquinho, gravada em 1971.)

------
* Um dos principais terreiros de candomblé da cidade de Salvador. Pronuncia-se gantoá.

A partir da forma e do significado da expressão “maria vai com as outras”, podemos afirmar que

  • a

    o texto 1 e o texto 2 a ressignificam, visando tanto subverter o senso comum sobre a condição feminina na sociedade quanto introduzir uma perspectiva a partir da qual a mulher seja vista como a responsável por suas escolhas. 

  • b

    o texto 1 preserva o sentido da expressão, no intuito de valorizar o lugar da mulher na produção artística, enquanto o texto 2 o altera para mostrar uma personagem em dissonância com as expectativas da sociedade. 

  • c

    enquanto o texto 1 altera a forma da expressão para lhe atribuir um valor positivo na associação com outras mulheres, o texto 2 explora o sentido original da mesma expressão e singulariza a personagem retratada. 

  • d

    o significado da expressão é preservado tanto no texto 1 quanto no texto 2, mas a sua forma é alterada para destacar a figura feminina como tendo uma personalidade própria, que não se deixa influenciar por outras mulheres.

No primeiro texto, a expressão “Maria vai com as outras” é alterada para “Sou Maria... E vou com as outras!”, atribuindo-lhe um sentido positivo. No segundo texto, a protagonista efetivamente age como as outras, cosendo e casando, além do hábito singular de pecar.