Leia o conto “A beleza total”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão.
A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.
A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.
O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 2012.)
a) O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa assim define o termo “narcisista”: “que ou quem é muito voltado para si mesmo, especialmente para a própria imagem”. Considerando essa definição, que parágrafo permitiria caracterizar Gertrudes como narcisista? Justifique sua resposta.
b) Transcreva uma oração que expressa ideia de concessão. Reescreva essa oração, substituindo sua conjunção por uma locução conjuntiva de valor equivalente.
a) O último parágrafo é o mais adequado a caracterizar Gertrudes como narcisista. Embora já no primeiro se afirme que ela é fascinada por sua própria beleza, só no último parágrafo percebe-se que esse fascínio é tão grande que a faz capaz de ser feliz mesmo em isolamento: “E era feliz, sabendo-se incomparável.” Ou seja, só ao fim percebe-se que ela não pode sair, nem se aproximar da janela, nem conviver com outra pessoa além da mãe, mas mesmo assim é feliz, pois sua beleza lhe basta. Essa postura, de só ter olhos para si e de prescindir dos outros, é um traço narcisista que não aparece no primeiro parágrafo.
b) Oração que expressa ideia de concessão: “embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa”. Algumas reescritas possíveis: “ainda que Gertrudes houvesse voltado logo para casa.”; “mesmo que Gertrudes houvesse voltado logo para casa”.