Em um dia em que a temperatura ambiente estava elevada no litoral, uma pessoa retirou 3 litros de água a 40 ºC de um reservatório por meio de uma torneira com vazão constante de 4,5 L/min e, para resfriar essa água, acrescentou a ela vários cubos de gelo iguais, cada um com massa de 50 g e temperatura de –12 ºC, retirados de um freezer.
a) Expresse a vazão da torneira em unidades do Sistema Internacional de Unidades (m3/s) e calcule o intervalo de tempo, em segundos, em que a pessoa retirou os 3 litros de água do reservatório, utilizando essa torneira.
b) Sabe-se que o calor específico do gelo é 0,5 cal /(g ∙ºC), que o calor específico da água líquida é 1 cal /(g ∙ºC), que o calor latente de fusão do gelo é 80 cal/g, que a densidade da água é 1 g/cm3 = 103 kg/m3, que a capacidade térmica do recipiente no qual a água foi colocada é desprezível e que não ocorreu perda de calor para o ambiente. Calcule quantos cubos de gelo foram acrescentados aos três litros de água para que, depois de atingido o equilíbrio térmico, a pessoa tivesse apenas água no estado líquido, a 22 ºC.
Temos que 1000 L equivalem a 1 m3, assim como 1 minuto são 60 segundos, logo:
Portanto, a vazão no Sistema Internacional de Unidades é 7,5 · 10-5 m3/s.
A vazão, z, pode ser expressa como:
onde ΔV representa a variação de volume do recipiente e Δt, o intervalo de tempo considerado, assim:
Portanto, a pessoa levou 40 segundos para esvaziar os 3 litros de água.
b) Como 3 L de água equivalem a 3 kg de água e fazendo as devidas transformações de unidade (3 kg = 3000 g), o calor da porção original de água, até atingir o equilíbrio térmico é igual a:
Para calcular o calor da porção de gelo, temos que perceber que ele passa por três processos. Primeiramente esquenta até atingir o ponto de fusão (0 ºC), passando por um calor sensível. Após isso o gelo derrete (sem mudar de temperatura), passando por um calor latente. Por fim, esquenta novamente até atingir a temperatura de equilíbrio, passando por outro calor sensível.
Assim, sendo m a massa total de gelo, o calor dos cubos de gelo em todas as suas etapas é dado por:
Como a capacidade térmica do recipiente é desprezível e não ocorreu perda de calor para o ambiente, temos um sistema termicamente isolado entre a água e os cubos de gelo. Assim:
Como cada cubo de gelo possui 50 g, o número N de cubos será dado por:
Portanto, foram necessários 10 cubos de gelo.