Uma indústria farmacêutica recebeu um lote de carbonato de cálcio impuro utilizado como insumo na confecção de pasta de dente. Uma amostra de 0,25 g desse composto impuro foi colocada no fundo de um frasco, no qual foi adicionada solução de ácido clorídrico até que a amostra fosse totalmente consumida. A reação entre o ácido e a amostra produziu 48 mL de dióxido de carbono, coletado a 1,0 atm e 300 K em um tubo de ensaio. A figura mostra o esquema da aparelhagem utilizada e a equação química que representa a reação ocorrida.
a) Qual o tipo de ligação química intermolecular existente na molécula de dióxido de carbono? Determine a geometria da molécula de dióxido de carbono.
b) Considerando a constante universal dos gases ideais igual a 0,08 atm ⋅ L⋅mol–1 ⋅K–1, calcule a quantidade de matéria, em mol, de CaCO3 na amostra inicial. Calcule a massa de impurezas presente na amostra inicial.
a) O dióxido de carbono realiza interações ou ligações intermoleculares do tipo dipolo induzido ou dipolo instantâneo. A geometria da molécula é linear.
b) A partir das informações apresentadas, temos:
I) Número de mol de CO2 produzidos:
A partir da equação química fornecida, temos:
Desse modo, a massa de carbonato de cálcio corresponde a:
Assim, a massa de impurezas (y) pode ser calculada por: