A hemoglobina é uma proteína composta por quatro cadeias de polipeptídeos, sendo cada uma delas formada por uma sequência de aminoácidos. Alterações nessa sequência podem provocar mudanças na forma e na função da hemoglobina. É o caso da doença anemia falciforme, cuja alteração de um aminoácido provoca uma deformidade nas hemácias devido à síntese de uma hemoglobina anormal. Regiões da África, com grande incidência de malária, apresentam alta frequência do alelo que determina a anemia falciforme. O esquema ilustra essa alteração.
a) O esquema ilustra a alteração específica no polipeptídeo, sendo possível deduzir as moléculas que são afetadas. Cite o número de códons alterados no RNA mensageiro. Justifique sua resposta.
b) Explique, do ponto de vista evolutivo, a causa da alta frequência do alelo que determina a anemia falciforme nas regiões africanas com grande incidência de malária.
a) Um códon. Cada códon codifica um determinado aminoácido; assim, a mudança do ácido glutâmico (Glu) por uma valina (Val) no polipeptídeo indica a alteração de apenas um códon.
b) A malária atua como fator de seleção natural, favorecendo a sobrevivência dos portadores do alelo que determina a anemia falciforme. Esses indivíduos não desenvolvem a forma mais severa e fatal da doença, o que possibilita a sua sobrevivência e aumento da frequência do alelo.