Em uma espécie de planta os frutos podem ser amarelos, vermelhos ou pretos. Essas cores têm relação com a produção de pigmentos específicos na casca dos frutos, que é determinada pelos genes A e B, os quais segregam-se de forma independente. O esquema mostra a via biossintética regulada por esses dois genes que determinam as cores dos frutos.
a) Quantos tipos diferentes de gametas são produzidos por uma planta de genótipo aaBb? Qual o fenótipo dos frutos produzidos por essa planta?
b) Que tipo de epistasia ocorre entre os genes A e B? O cruzamento entre duas plantas di-híbridas produziu 2400 sementes, que foram plantadas e germinaram. Quantas dessas sementes espera-se que originem plantas que produzam frutos amarelos?
a) São produzidos 2 tipos de gametas (aB e ab). Os frutos dessa planta possuem fenótipo preto.
b) Epistasia dominante. Espera-se que 1.800 sementes originem plantas com frutos amarelos, pois a partir do cruzamento de duas plantas di-híbridas, espera-se que uma proporção de 12/16 da descendência apresente o alelo epistático A, responsável pela inibição do alelo a, e desta forma determinando o fenótipo amarelo.