“O castelo que se tornou personagem mítica da sociedade medieval e da civilização europeia foi o castelo medieval. [...] Desde a Idade Média, ele às vezes era confundido com o palácio, mas é preciso distingui-lo com cuidado na história da realidade e do mito. O palácio apresenta duas características específicas que o diferenciam do castelo medieval. Primeiro, trata-se essencialmente de uma residência real, ou pelo menos principesca, ao passo que o castelo medieval pertence a um simples senhor, embora os reis possam ter construído castelos medievais enquanto senhores. Além disso, das duas funções essenciais do castelo, a militar e a residencial, é esta última que o palácio privilegia, ao passo que o castelo medieval privilegia a primeira.”

LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. Petrópolis: Vozes,
2009, p. 89-90. 

a) Cite uma função, mencionada no excerto, do palácio medieval.

b) Indique dois elementos da imagem que permitam caracterizar a edificação como castelo.

c) Como a ênfase militar dos castelos senhoriais se relaciona com a estrutura política dos reinos medievais?

a) O texto cita duas funções do palácio medieval: sede da autoridade política (monárquica) e residência (família real).
 
b) Na imagem percebe-se claramente a função militar do castelo, com altas muralhas, torres defensivas e cercado por um fosso. Além disso, também se percebe o seu relativo isolamento diante de um entorno rural, tipicamente medieval.
 
c) Os reinos medievais se apresentavam originalmente como uma associação de senhores guerreiros, unidos através de uma rede de relações (suserania e vassalagem), o que implicava na manutenção de laços militares a partir da doação de terras. Dessa forma, o castelo, sede do poder fundiário, é também a sede de um poder armado, dominando a terra no seu entorno e fortalecido pela associação com outros castelos (e seus outros senhores).