“O Censo Demográfico do ano de 2022, do IBGE, revela que há 1.327.802 (0,65% da população total do país) de indivíduos que pertencem a uma comunidade tradicional em todo o país. A maior parte dessa população, 68,2% (905 mil pessoas), vive nos estados do Nordeste brasileiro. Ao todo, os territórios desse grupo estão em 1.696 municípios. O estado da Bahia é a Unidade da Federação com maior quantidade de pessoas, com 29,90% da população, em seguida, vem o Maranhão, com 20,26% dessa população. É a primeira vez ao longo dos levantamentos censitários que este dado é incluído.”

Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/. Adaptado.

a) Indique a qual comunidade tradicional o texto faz referência.

b) Aponte dois fatores que contribuem para a presença de 68,2% desse grupo na região Nordeste do Brasil.

c) Indique e explique um fator que contribui para a redução das áreas ocupadas por essas comunidades no Brasil atual. 

a) O texto se refere às comunidades quilombolas, caracterizadas pela sobrevivência através do extrativismo e da integração à natureza.
 
b) Um fator que contribuiu para a concentração das comunidades quilombolas no Nordeste do Brasil foi a forte ocorrência da escravidão, relacionada principalmente à produção de cana-de-açúcar e cacau no litoral da região. Nesse contexto, formaram-se muitos quilombos na região ao longo dos séculos, como elemento de combate à escravidão. Outro fator é que na região há maior quantidade de territórios quilombolas demarcados, levando ao registro de maior contingente populacional inserido nesse grupo.  
 
c) Os conflitos relacionados ao avanço da fronteira agrícola e à mineração são um importante fator para a redução das áreas ocupadas por essas comunidades, na medida em que, através de conflitos armados ou grilagem de terras, tais agentes conseguem expulsar as populações tradicionais de seus territórios. Outro fator que explica essa redução é a lentidão no processo de demarcação realizado pelos órgãos públicos, que deslegitima a ocupação dos territórios quilombolas por sua população tradicional.