Ambientes de restinga apresentam diversas zonas de vegetação no trecho entre a linha da maré mais alta e o interior do continente, criando uma zonação, como esquematizado no perfil de vegetação da figura abaixo. As plantas dessas zonas (A, B, C, D, E) apresentam adaptações ao gradiente de condições ambientais em que se encontram.

Os gráficos a seguir mostram o aumento de biomassa durante um experimento realizado com duas espécies de plantas: o feijão-dapraia, que se encontra na zona A, e o maracujá-da-praia, que ocorre na zona C. Indivíduos dessas duas plantas foram regados com água destilada (H2O) e solução salina nas concentrações de 3% e 10%.

a) Cite uma possível adaptação de uma planta da zona A para sobreviver no solo móvel da duna.

b) Compare a tolerância de cada uma das plantas à salinidade. Justifique a sua resposta com base nos gráficos.

c) Complete o gráfico da folha de respostas demonstrando o padrão da curva de biomassa vegetal total ao longo da zonação representada no perfil de vegetação.

a) Poderiam ser citadas as seguintes adaptações: caule rastejante e raízes bem ramificadas e pouco profundas.

b) O feijão-da-praia apresenta maior tolerância à salinidade do que o maracujá-da-praia. O feijão-da-praia aumenta sua biomassa de forma semelhante quando regado com água destilada ou com solução salina a 3%. No entanto, o aumento da biomassa do maracujá-da-praia, regado com solução salina a 3%, sempre se mostra bem inferior ao registrado pelo feijão-da-praia.

c)