O motor de um automóvel produz monóxido de carbono (CO) à taxa de, aproximadamente, 200 g de CO por hora. O CO é tóxico pois compete com o O2 para se ligar à hemoglobina (Hb), formando HbCO, que impede o transporte de oxigênio pela oxi-hemoglobina (HbO2). Por esse motivo, em alguns países, é comum a instalação de sensores para a detecção de CO em garagens fechadas. Cabe destacar que esse gás não reage com o O2 atmosférico em condições normais, de modo que o CO pode se acumular e atingir concentrações letais.
a) Explique, com base no equilíbrio HbCO + O2 ⇌ HbO2 + CO, por que o tratamento para intoxicação por CO é administrar oxigênio em alta concentração aos pacientes.
b) Uma forma de detectar CO é pelo uso de um sensor colorimétrico. Quando exposto ao CO, um dos sais presentes no sensor sofre redução, mudando de cor, enquanto o CO é oxidado a CO2, conforme representado a seguir:
CO + Sal (forma oxidada) → CO2 + Sal (forma reduzida)
Com base no processo descrito e na reação apresentada, é correto afirmar que o sal atua como catalisador da reação de oxidação do CO a CO2? Justifique a sua resposta.
c) Suponha que um carro foi deixado ligado em uma garagem com 6,0 m de comprimento, 4,0 m de largura e 2,0 m de altura, sem ventilação. Quantas horas levaria para a produção de CO atingir a concentração tóxica de 10 mg/L? Justifique a sua resposta mostrando os cálculos.
a) Uma alta concentração de gás oxigênio irá deslocar o equilíbrio fornecido para a direita com consequente remoção da HbCO da corrente sanguínea e produção da HbO2, ou seja, torna a hemoglobina disponível novamente para o transporte de oxigênio.
b) Não é correto. Como o sal sofreu uma alteração química, ou seja, sofreu uma reação no processo, ele não pode ser considerado o catalisador, visto que estes apenas aceleram as reações químicas sem serem consumidos globalmente.
c) Uma garagem de 6 m por 4 m e 2 m de altura apresenta um volume total de 6 · 4 · 2 = 48 m3 = 48 000 L.
Para chegar na concentração de 10 mg/L:
Como o carro produz 200 g de CO por hora, temos: